Você sabe o que é Dióxido de Cloro?

CLO2

Por Maria Eduarda F. Leão Rocha
07/04/2020 · ATOMIC70

DIÓXIDO DE CLORO (CLO2) é um esterilizante eficaz, microbicida provado nos EUA por EPA e FDA. No Brasil é considerado como desinfetante de alto nível, pois a ANVISA não libera nenhum desinfetante químico como agente esterilizante.

É um oxidante seletivo que elimina tanto esporos, vírus, fungos e bactérias.

O dióxido de cloro é uma molécula pequena, volátil e muito forte, que compõe por 1 átomo de cloro e 2 átomos de oxigênio. É um composto químico em fórmula de CLO2, tem um peso molecular de 67,45 e existe como gás em condições normais de temperaturas e pressões, ele existe como um radical livre em soluções diluídas, é um bactericida virucida forte em concentrações muito baixas como 0,1ppm e rapidamente destrói BIOFILME.

Com um tempo mínimo de contato ele é altamente eficaz sobre qualquer microrganismo patogênico.

Apesar do nome o DIÓXIDO de CLORO não é o mesmo que o CLORO, sua composição química é muito diferente da do CLORO. Embora tanto um quanto o outro sejam agentes oxidantes, o dióxido de Cloro é mais eficaz como biocida e desinfetante devido a suas moléculas terem a capacidade de aceitar até cinco elétrons onde o Cloro aceita apenas duas. Além disso, dióxido de cloro não se hidrolisa. É um gás dissolvido em solução aquosa.